As doenças cardíacas e o câncer são doenças que causam o maior número de mortes no Brasil. Embora pouco conhecidos, os tumores cardíacos existem e quase sempre passam despercebidos até que o primeiro ecocardiograma de rotina os denuncie.
Segundo o cardiologista Ricardo Corso, do Hospital do Coração do Brasil em Brasília, Cerca de um quinto das pessoas que morrem de câncer já tem algum tipo de comprometimento metastático no coração
Os tumores de coração podem ser primários, quando a origem é no próprio tecido do coração, ou secundários, quando resultam de metástase de algum outro câncer pré-existente — caso mencionado pelo especialista.
Se o tumor for benigno e tiver localização fácil, como acontece na maioria dos casos, uma cirurgia quase sempre é suficiente para corrigir o problema sem deixar sequelas.
Se o tumor for maligno e recidir, às vezes, é necessário quimioterapia e radioterapia, mas o resultado não costuma ser bom — diz o especialista.
Os casos assintomáticos ( sem sintomas) são comuns. O diagnóstico é feito por exames de imagem de rotina, pedidos normalmente em checapes, como o ecocardiograma e a tomografia.
Fonte: zh.clicrbs.
JR