Portal Saúde no Ar

 

Doença misteriosa avança em Salvador

saude-cuidados-pele-coceira-441x297O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância à Saúde de Salvador (Cievs) segue a investigação da causa do surto de dermatose na região de Patamares. Até o momento, 79 pessoas foram identificadas na localidade apresentando um quadro dermatológico a esclarecer nos últimos dois meses.

“Desde que tomamos conhecimento dos episódios, em 06 de outubro, prontamente mobilizamos a equipe do CIEVS e Centro de Controle de Zoonoses para iniciar o processo de investigação. Até então, contactamos mais de 500 domicílios da região e realizamos visitas para identificar e avaliar os indivíduos com quadro de lesões na pele. Também coletamos amostras para análise laboratorial e alguns resultados já deram negativos para dengue, zika e chikungunya”, explicou Cristiane Cardoso, epidemiologista, Coordenadora do Cievs.

Agentes de combate às endemias instalaram armadilhas para captura de mosquitos Aedes aegypti e albopictus, principais transmissores de arbovírus no Brasil, além de outros de importância médica como carrapatos, pulgas e ácaros.

“Diante dos resultados preliminares encontrados, observamos a existência de um surto de dermatose a esclarecer em condomínios de Patamares, ocasionado provavelmente por um artrópode de difícil visualização, cujos esforços para identificação encontram-se em andamento. Já emitimos uma Nota Técnica para que as unidades de saúde possam notificar os casos de pacientes que derem com o perfil clínico sem diagnóstico conhecido, bem como, orientamos os moradores da localidade a fazerem uso de repelentes. Estamos empenhados em esclarecer o mais rápido possível a causa do agravo”, pontuou Cardoso.

Ainda de acordo com a Coordenadora do Cievs, os serviços municipais ainda não foram notificados sobre o surgimento de episódios em outras localidades da capital.

Até o momento as vitimas não apresentam febre, dores de cabeça, nem diarreia. As queixas são de manchas vermelhas pelo corpo, coceira e em alguns casos, lesões. 

Ouça o comentário da Coordenadora  do Centro de informações estratégicas e vigilância em Saúde, Aldacira Teles.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.