Da mesma família do Ebola, uma nova doença identificada na África Ocidental acendendo alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). A enfermidade causada pelo vírus de Marburg e provoca febre hemorrágica, apresentando alta taxa de mortalidade. O caso foi confirmado por autoridades de saúde da Guiné.
Contudo, mesmo já conhecida essa é a primeira vez que a doença foi identificada tanto em Guiné, quanto na África Ocidental. De acordo com autoridades de saúde local, o paciente infectado, que acabou morrendo; vivia na mesma região onde houve um surto de Ebola no começo deste ano e que resultou em 12 mortes.
Assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que uma equipe de investigação médica está a caminho do local para ajudar na investigação do caso; e apoiar as autoridades nacionais de saúde na resposta de emergência. “O potencial para o vírus Marburg espalhar por toda a parte significa que precisamos detê-lo”, disse Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África.
Vírus de Marburg
Causada por um vírus transmitido para pessoas a partir de morcegos frugívoros (hospedeiros naturais) e se espalha entre humanos por meio da transmissão de pessoa para pessoa.
De acordo com, a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras, o vírus tem transmissão a partir do sangue, líquidos biológicos, secreções e tecido humano ou animal infectado.
Além disso, entre os sintomas, estão febre alta acompanhada de hemorragia grave em humanos. A infecção teve a primeira detecção na cidade alemã de Marbug, em 1967.