Ícone do site

Doença Falciforme

Na tentativa de divulgar informações sobre a doença falciforme e reforçar a importância do diagnóstico precoce, a Secretaria de Saúde de Salvador promove até o dia 25 de outubro uma semana de mobilização.

Neste período, as unidades de saúde da rede municipal realizarão atividades para chamar a atenção para a enfermidade, entre elas palestras, salas de espera, oficinas de autocuidado, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, exibição de vídeos, além de distribuição de materiais educativos e esclarecimentos sobre o direito da pessoa com doença falciforme.

A SMS também vai disponibilizar o exame de eletroforese de hemoglobina – método mais eficaz para rastreamento da doença – principalmente para gestantes, crianças que não fizeram o teste do pezinho e pessoa com indicações clínica: histórico de dor, icterícia, infecção sem diagnóstico definido e história familiar de traço ou doença falciforme.

Segundo a pasta, o paciente que tiver o diagnóstico confirmado será acolhido e encaminhado para acompanhamento com uma equipe de saúde multidisciplinar, possibilitando o cuidado integral, a melhoria da qualidade de vida e a equidade em saúde.

Saiba Mais 

Uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil, a doença falciforme apresenta, já nos primeiros anos de vida, manifestações clínicas importantes. A herança do gene da hemoglobina S faz com que, em determinadas circunstâncias, as hemácias – que normalmente são em forma de disco – adquiram formato de foice, tornam-se rígidas, obstruindo os vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue.

Estima-se que nasçam 3.500 crianças por ano no país, sendo o município de Salvador o que apresenta a maior incidência: uma a cada 650 nascidos vivos possui traços da doença falciforme. Esse dado ratifica a doença como um sério problema de saúde pública, daí a importância de seu diagnóstico precoce, do tratamento adequado e do acompanhamento especializado.

Para ampliar o acesso e garantir a assistência integral ao portador da patologia na capital, a atual gestão implantou dois Ambulatórios Municipais Especializados em Doença Falciforme, na Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas. Lá os pacientes recebe acompanhamento de equipes multidisciplinares formadas por médicos hematologistas, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos.

Pablo Rita

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Salvador

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile