Após funcionar por quase 40 anos, encerra nesta quinta-feira (29), o sistema de transferência bancária Documento de Ordem de Crédito (DOC) vai deixar de existir. A Transferência Especial de Crédito (TEC) também abandona as operações.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o fim das duas formas de pagamento ocorre pela falta de interesse dos brasileiros na utilização das ferramentas. Devido a preferência pelo Pix, que é gratuito e instantâneo.
O valor máximo das transações utilizando TEC e DOC era de R$ 4.999,99. As movimentações do DOC eram efetivadas um dia após o banco receber a ordem de transferência, enquanto pela TEC, a transferência era realizada no final do mesmo dia.
Levantamento da Febraban explica que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano. Com isso, o DOC ficou atrás de cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do PIX, a escolha preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões.
A Transferência Eletrônica Disponível (TED) seguirá como uma opção válida.