Doação de sangue e medula

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) vai abrir as portas da sua sede (Rua Gualajara, 175, Morro do Gato, Barra) no próximo 11 de abril (terça-feira), das 8h às 17h, para proporcionar um dia de solidariedade através da doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea. A ação, em parceria com o a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e apoio da Associação Bahiana de Medicina (ABM), visa engajar servidores, médicos e a sociedade na busca de aumentar os estoques de bolsas de sangue no estado. No Brasil, apenas 1,7% da população é doadora, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% da população de um país deve doar sangue.

Medula – O dia 11 de abril será uma oportunidade também para os interessados se cadastrarem no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A doação da medula óssea, apesar de ser feita em centro cirúrgico, é um procedimento simples e só acontece quando houver um paciente com possível compatibilidade. A chance de encontrar um doador compatível é de 25% entre irmãos, menor que 5% para outros parentes, e nas doações não aparentadas é de 1 em cada 100 mil pessoas, em média, podendo chegar até 1 para 1 milhão.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.