No quadro “Fitoterapia e Saúde”, do programa Saúde no Ar, a nutricionista e fitoterapeuta, Karine Fiaes fala sobre as plantas medicinais mais indicadas para o tratamento dos distúrbios da tireoide. Karine afirma que, atualmente, mais de 200 milhões de pessoas têm esse problema. Ainda segundo ela, as mulheres são mais acometidas, principalmente as com mais de 50 anos. “A alimentação é um dos fatores responsáveis pelo surgimento e agravamento desse distúrbio. ”, garante.
De acordo com a nutricionista, a tireoide é uma glândula situada na região do pescoço, envolvendo a traqueia. Seus hormônios são fundamentais para vários processos do corpo, inclusive para o crescimento e liberação de energia para as funções vitais.
De maneira geral, se a glândula tireoide estiver muito ativa, podemos sofrer de hipertireoidismo, uma doença que provoca agitação, nervosismo, olhos “esbugalhados” e magreza excessiva, além de insônia, dificuldades de concentração e de assimilação de nutrientes.
Já se a glândula tireoide estiver funcionando de maneira insuficiente, sentimos cansaço crônico, sonolência, tendência à obesidade, metabolismo lento e outros sintomas do hipotireodismo
Ouça o comentário completo da nutricionista Karine Fiaes, no áudio abaixo: