A Distrofia Muscular de Duchenne – DMD, é considerada uma doença neuromuscular, hereditária e degenerativa, além de altamente incapacitante. A doença afeta principalmente os indivíduos do sexo masculino, sendo 1 em cada 3.500 nascimentos no mundo. Rara e gravíssima, a DMD, ainda não tem cura, todavia, existem tratamentos que suaviza os sintomas e proporciona uma melhor qualidade de vida ao portador. O Dia Mundial de Conscientização da Distrofia Muscular de Duchenne é lembrado em 7 de setembro.
Geralmente, os sintomas da Distrofia Muscular de Duchenne aparecem antes dos 6 anos de idade, podendo se manifestar bem mais cedo. Tipicamente, o primeiro sintoma que pode ser notado é um atraso em sentar e ficar em pé sem ajuda. A idade média para meninos que são portadores da doença caminharem é de 18 meses.
Para abordar sobre o assunto, o Programa Saúde no Ar recebe nesta segunda-feira (14/09), a presidente Associação Baiana de Amigos da Mucopolissacaridose – ABAMPS, Márcia Oliveira e o ortopedista, também pofessor da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Marcos Almeida.
O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
L.O.