Mais uma novidade de alta tecnologia chega a área da saúde e pretende eliminar as dolorosas injeções de insulina. Trata-se de um “dispositivo inteligente de insulina” que detecta o aumento nos níveis de glicose no sangue e secreta doses de insulina na corrente sanguínea quando necessário. A ideia surgiu da Universidade da Carolina do Norte, e o estudo foi publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (Pnas).
Semelhante a um quadrado fino do tamanho de uma moeda de um centavo, o novo produto, é coberto com mais de cem agulhas minúsculas, cada uma do tamanho de um cílio. As agulhas possuem unidades microscópicas de insulina e enzimas com sensor de glicose que rapidamente liberam seu conteúdo quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito altos.
De acordo com a publicação, o estudo ponderou que o dispositivo indolor poderia baixar a glicose no sangue de camundongos portadores da diabetes tipo 1 por até nove horas. Os testes em animais foram eficazes, mas em seres humanos ainda precisam ser realizados antes que ele seja administrado em diabéticos.
Segundo o Gu Zhen, coautor do estudo e professor do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade. A equipe projetou um dispositivo para diabetes que trabalha rápido, facilidade de manuseio, e produzido de materiais biocompatíveis, não tóxicos.
Zhen também enfatizou que todo o sistema pode ser personalizado para dar conta do peso de um diabético e sua sensibilidade à insulina – motivo o qual a equipe quer deixar o dispositivo ainda mais inteligente.