PORTAL SAÚDE NO AR

Brasil recebe diretora da OMS

 

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, desembarca no Brasil nesta terça-feira (23), para acompanhar a epidemia do vírus Zika no país. A diretora deve se reunir com a presidente Dilma Rousseff, além de participar de uma entrevista coletiva no dia seguinte (quarta, 24).

Está prevista também uma visita ao Recife, pois Pernambuco conta com mais de mil casos de microcefalia em investigação, registrando o maior número de casos até o momento.

No início do mês, a OMS declarou emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo zika em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros de malformação congênita e síndromes neurológicas.

O Ministério da Saúde investiga pelo menos 3.935 casos suspeitos de microcefalia possivelmente associada ao vírus. Até o dia 13 de fevereiro, 508 casos foram confirmados e 837 descartados de um total de 5.280 notificações de estados e municípios ao governo federal.

Desde a última quinta-feira (18), a notificação de casos suspeitos de infecção pelo zika é obrigatória no Brasil. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, prevê que todos os casos suspeitos deverão ser comunicados semanalmente às autoridades sanitárias.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.