Diretora da OMC pede ação para aumentar produção de vacinas

Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) solicitou ação urgente para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19 nos países em desenvolvimento.

Além disso, Ngozi que ex-ministra de Finanças da Nigéria que até recentemente era presidente do conselho da coalizão global GAVI – para o acesso igualitário ao número limitado de vacinas; assumiu cargo do órgão na semana passada. De acordo com ela a saúde e o acesso às vacinas constituirão prioridade.

“O fato é que cada dia a mais em que a escassez das vacinas continuar; as pessoas pagarão com suas vidas”, disse Okonjo-Iweala em uma cúpula de dois dias focada na produção de imunizantes contra a covid-19; acrescentando que cerca de 130 países ainda aguardam pelas vacinas.

Contudo, os membros da OMC devem discutir uma possível renúncia aos direitos de propriedade intelectual para medicamentos contra a covid-19; dessa forma, medida pode permitir que os produtores em mais países comecem a fabricar doses dos imunizantes.

No entanto, atualmente as negociações estão sob impasse, com vários países ricos opondo-se à renúncia, afirmando que isso prejudicará a custosa pesquisa que permitiu, primeiramente, a produção de vacinas contra a doença.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Combate ao desemprego é prioridade para 41% da população brasileira

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.