Portal Saúde no Ar

 

Dilma convoca a todos contra Zika

 

A presidenta Dilma Roussef usou o rádio e a televisão para pedir o engajamento de todos os brasileiros no combate ao zika vírus. Dilma fez uma convocação em rede nacional para que a população se engaje no que chamou de “luta urgente” contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus zika.

Por meio de uma gravação em vídeo, exibida em todos os canais abertos de televisão, Dilma insistiu que o “principal instrumento” de combate ao mosquito é evitar o nascimento do inseto. No pronunciamento, ela disse que queria transmitir uma “palavra especial de conforto” às mulheres grávidas, garantindo que o governo federal fará “absolutamente tudo” para apoiar as crianças atingidas por microcefalia.

“Convoco cada um de vocês para lutarmos juntos contra a propagação do mosquito transmissor do vírus Zika”, invocou a presidenta, dizendo que o vírus se tornou uma “ameaça real aos lares de todos os brasileiros”.

Ela mencionou parcerias internacionais que o governo brasileiro tem feito para o desenvolvimento de vacina contra o Zika “o mais depressa possível”. Uma das pesquisas já foi acertada com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A presidenta afirmou que precisará da ajuda de todos, pedindo que colaborem e mobilizem famílias e a comunidade. “Formemos um grande exército de paz e de saúde, com a participação dos 204 milhões de brasileiros e brasileiras. Vamos provar, mais uma vez, que o Brasil é forte, tem um povo consciente e não será derrotado por um mosquito e pelo vírus que ele carrega.”

No fim do ano passado, o Ministério da Saúde estabeleceu a relação entre o aumento da microcefalia no Nordeste do país e a infecção por Zika. Segundo Dilma, o governo federal está mobilizando as redes de saúde, de assistência e “todos os recursos necessários” para apoiar as famílias que conceberem crianças com microcefalia.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.