Crise política derruba ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Arthur Chioro(foto), foi demitido na manhã desta terça-feira, (29.09), por telefone, pela presidente Dilma Rousseff. A informação, divulgada pelo jornal online Estadão, afirma que a conversa foi telegráfica. A presidente apenas informou ao ministro que precisava do cargo.

Chioro havia afirmado, em entrevista nesta segunda (28.09) ao jornal O Estado de S.Paulo, que, qualquer pessoa que ficar à frente da pasta enfrentará, no próximo ano, uma situação difícil caso a proposta de Orçamento seja aprovada no Congresso da maneira que foi enviada.

De acordo com ele, os recursos reservados para a área de média e alta complexidade pagam as despesas somente até setembro. O cargo de Chioro deverá ser ocupado por um integrante do PMDB. A mudança é um arranjo para o governo obter maior apoio no Congresso.

Logo após desembarcar em Brasília, vinda do exterior, Dilma já teve um primeiro encontro com seu vice, Michel Temer, na manhã desta terça-feira( 29.09) Os dois tiveram uma rápida reunião no Palácio do Planalto para conversar sobre a reforma ministerial.

No encontro, Dilma garantiu a Temer que quer prestigiar todas as alas do PMDB na reforma e disse que foi aconselhada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros aliados a ampliar o espaço da legenda no governo.

Segundo auxiliares de Temer, ele saiu convencido de que a presidente está disposta a resolver o problema com o PMDB e a contemplar todo o partido na reforma ministerial.

Redação Saúde no Ar

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.