Você já ouviu falar da dieta anti-inflamatória? Ela é uma dieta cujo objetivo principal é evitar o excesso de comida altamente industrializada, gordurosa e refinada, escolhendo alimentos naturalmente anti-inflamatórios para o organismo ficar mais forte e menos propenso a problemas de saúde.
A inflamação, é bom saber, é uma forma do corpo mandar um recado avisando que tem alguma coisa errada com você. Para curar uma inflamação a alimentação é primordial, pois as refeições ajudam o sistema imunológico a trabalhar para cicatrizar um machucado ou proteger-nos de infecção. O excesso de açúcar e gorduras saturadas podem desencadear, por exemplo, uma inflamação que pode durar meses.
A inflamação crônica é responsável por problemas de saúde como a artrite, a tuberculose, o mal de Alzheimer, fadiga, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, além de alguns tipos de câncer. Entre os principais fatores causadores desse tipo de inflamação estão o estresse e o sedentarismo. Fatores genéticos, consumo de substâncias tóxicas e uma dieta pobre em nutrientes também contribuem para o problema.