Câncer de mama: dieta e exercícios melhoram o resultado de tratamento
Um novo estudo feito por cientistas americanos da Universidade Yale, publicado no Journal of Clinical Oncology, mostra que manter uma alimentação saudável e uma rotina de atividade física pode melhorar de forma significativa o resultado da quimioterapia feita antes da cirurgia para câncer de mama.
O estudo foi feito por cientistas americanos da Universidade Yale, publicado no Journal of Clinical Oncology.
os pesquisadores dividiram 173 mulheres em dois grupos. Elas estavasm em diversos estágios da doença. Enquanto metade seguiu sua rotina habitual, as demais foram encaminhadas para um plano específico de alimentação rica em frutas, verduras e fibras, e com baixo consumo de açúcar, carne vermelha, alimentos processados e álcool.
As mulheres a praticararam 150 minutos semanais ou mais de atividade física moderada a intensa – ou 75 minutos de atividade intensa – e mais duas sessões de treino de resistência. Após a cirurgia, mais da metade das pacientes desse grupo (53%) não apresentou vestígios da doença no tecido extraído, contra 28% das demais.
Os bons resultados foram observados naquelas que estavam em estágio inicial, inclusive nas portadoras de tumor triplo negativo, um tipo agressivo e difícil de tratar.