O diagnóstico precoce é um importante fator para a descoberta do câncer infantil, contribuindo para o aumento das chances de cura dos pacientes. “É importante que os pais levem seus filhos ao pediatra e qualquer coisa estranha que percebam procurem logo um médico”, afirma a Oncologista Pediátrica do Hospital Martagão Gesteira, Ana Maria Marinho.
De acordo com a especialista, “o câncer é a principal causa de morte por doença em crianças no Brasil, pois ela é extremamente grave. As leucemias em bebês com menos de um ano têm um prognóstico mais difícil e normalmente levam à óbito”, relata.
Na Bahia, existem cinco centros que fazem o tratamento de oncologia pediátrica, entre eles os Hospitais Aristides Maltez, Martagão Gesteira e Santa Izabel. No interior, o sistema de regulação entra em contato com a família para que a criança seja transferida.
“Os agentes de saúde são nossos soldados e precisam estar atentos para encaminhar os pacientes aos centros especializados”, diz Ana Maria Marinho, reforçando sobre a importância do encaminhamento aos locais adequados.
Confira a entrevista na íntegra com a Oncologista Pediátrica, Ana Maria Marinho, falando sobre o tema Diagnóstico Precoce / Oncologia Pediátrica.
Ouça entrevista na íntegra:
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N)