Pacientes com diabetes podem fazer qualquer tratamento ortodôntico, a exemplo de obstrução, extração, cirurgia dentária ou da gengiva, desde que as taxas de glicemias estejam controladas. O tratamento dentário causa receio tanto no paciente diagnosticado com diabetes quanto para os dentistas, conforme o Manual Diabetes. O médic Walter J. Minicucci endocrinologista, e assistente do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) está divulgando para ampliar os conhecimentos dos diabéticos no Verão, tempo de mais viagens, férias e mudança de rotina.
De acordo com Walter, antes de iniciar o tratamento, o paciente tem que certificar de que as taxas de açúcar no sangue estão sob controle e nunca deixar de avisar ao dentista que tem diabetes.
Um problema muito frequente em pessoas com mau controle do diabetes com altas taxas de glicose mantidas por algum tempo são as gengivites (infecções da gengiva). Tanto as gengivites como as infecções dentárias (abcessos ou de canal) podem elevar as taxas de glicose. Em razão da elevação da glicose, às vezes, é necessário aumentar as doses de insulina ou de hipoglicemiantes orais nesses casos.
Gengivite- A gengivite é uma das complicações mais comuns nas pessoas com diabetes. Pode aparecer sempre que as taxas de glicemia estiverem altas por algum tempo, principalmente se as pessoas mantêm uma higiene bucal inadequada, por esse motivo, deve ser tratada. Pode causar dor e sangramentos na boca, mau hálito e, ao longo do tempo, pode ocasionar a perda dos dentes.