Diabéticos devem redobrar a atenção com as micoses

Você tem diabetes? Caso seja um paciente dessa patologia, fique atento com a micose e dobre os cuidados! Considerada por muitos como uma inimiga dos frequentadores do mar e da piscina, a micose é uma infecção transmitida com mais facilidade durante o verão. É bem nesta época do ano que as condições climáticas mais quentes e úmidas favorecem a reprodução dos fungos – responsáveis pelo contágio.

De acordo com o infectologista Alberto Chebabo, do Lavoisier Medicina Diagnóstica, os diabéticos são um grupo com maior índice a desenvolver a infecção. O médico também destaca que por ter a circulação dos membros inferiores comprometida, o paciente com diabetes pode ter a necessidade de seguir com o tratamento por mais tempo. Ele ainda enfatiza que o paciente está também mais vulnerável a desenvolver complicações, já que sua cicatrização também costuma ser prejudicada.

Mas quando o assunto é micose, o infectologista recomenda que é importante ficar atento à exposição do corpo à umidade constante. O especialista alerta ainda que os fungos são transmissores da micose e podem se reproduzir até mesmo no suor, portanto é necessário redobrar a atenção as altas temperaturas, pois essa infecção, pode surgir entre as dobras das mamas, nos pés, e até mesmo nas regiões genitais. Para que haja problemas futuros é recomendado que manter o corpo sempre seco.

Entre os sintomas da micose de pele estão: coceira, pele avermelhada, descamação e prurido. Segundo o infectologista, quando detectado a doença, o paciente deve procurar ajuda médica o quanto antes. Ele também salienta que o tempo de tratamento da micose pode ser reduzido consideravelmente quando o diagnóstico é precoce.

Além da pele, os fungos afetam também outras partes do corpo, como as unhas e o couro cabeludo. Para confirmar a presença da infecção e iniciar o tratamento, o médico pode solicitar alguns exames, como o antifungigrama e cultura de material (neste caso, um pedaço da unha afetada é colhida por meio de raspagem). Caso os resultados sejam positivos, o especialista indica o tratamento mais adequado.

L.O.

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.