Diabetes é o tema desta sexta no Saúde no Ar

Dia 13 de novembro é o Dia Mundial da Gentileza(foto), data criada com o objetivo de promover uma reflexão sobre as pequenas atitudes de gentileza que farão uma grande diferença no cotidiano do nosso ambiente de trabalho. Uma ótima oportunidade para melhorar as relações, pesquisas revelam que pessoas gentis vivem mais e melhor.

Mas, não é sobre essa data tão simpática que o Saúde no Ar vai falar nesta sexta-feira (13.11)  e sim sobre o diabetes, cujo dia mundial é comemorado no dia 14.11, ou seja neste sábado.  A data foi criada para chamar a atenção da sociedade para essa doença que é uma das principais causas de morte cardiovascular.

Bastante conhecida, o diabetes é uma doença crônica, que não tem cura, mas que pode ser controlada por meio de medicamentos, alimentação balanceada e atividade física. Por isso, o acompanhamento médico e a realização de exames periódicos – principalmente para quem tem histórico familiar da doença ou apresenta excesso de peso – são fundamentais para um diagnóstico precoce e tratamento adequado desde o início, visando a prevenção das complicações.

Pode ser detectada por um simples exame realizado em laboratório de análises clinicas para medir o nível de glicose no sangue, chamada glicemia (aleatória ou de jejum). Caso se detecte valores fora dos padrões, é sinal de que o paciente está pré-diabético ou com diabetes.

O teste da glicemia capilar, feito a partir de uma gota de sangue tirada da ponta de dedo, muito comum em mutirões ou em serviços de pronto atendimento, é um procedimento ainda mais simples e permite medir instantaneamente o nível de glicose no sangue.

As convidadas para a mesa-redonda são a médica Odelisa Matos, da Sociedade de Endocrinologia da Bahia e a nutricionista Palmira Carballido Romero, do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba). Elas vão conversar sobre o tema com Patrícia Tosta, no quadro “Saúde em foco” do programa Saúde no Ar .

Para saber mais, assista ao programa que vai ao ar a partir das 10h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

Portal Saúde no AR

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.