Categories: Eu Faço Saúde

Dia Nacional de Combate ao Câncer

Hoje, 27 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos anos, a doença passou a ser considerada um problema de saúde pública mundial, estimando que, no ano de 2030, podem-se esperar 22 milhões de casos incidentes de câncer.

“O aumento da expectativa de vida, a urbanização e a globalização são alguns dos fatores que podem explicar parte o aumento da incidência do câncer e consequentemente maior mortalidade por esta doença”, explica a oncologista Dra. Mayana Lopes.

De acordo com os últimos levantamentos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa no Brasil é de 600 mil novos casos ainda este ano, 12.900 apenas na Bahia, sendo mais de 20% em Salvador. Por isso, várias iniciativas acontecem em todo mundo no intuito de conscientizar a população da importância da prevenção e diagnóstico precoce desta doença. De acordo com a OMS, os óbitos pela doença já atingem 8 milhões de pessoas por ano, um aumento de 40% nas últimas duas décadas.

“Existem vários fatores que favorecem o desenvolvimento do câncer, aumentando os riscos de uma pessoa. Predisposição genética (casos na família), hábitos alimentares, estilo de vida, ocupação, condições imunológicas e condições ambientais podem ter influencia no surgimento da doença”, ressalta a oncologista.

Dra. Mayana ainda conta que hábitos saudáveis, vencer a obesidade e o sedentarismo com atividades físicas, fazer uma alimentação balanceada, não fumar, usar protetor solar e reduzir o consumo de álcool são os primeiros passos para diminuir o risco de desenvolver esta doença. Outra iniciativa importante para população tomar é fazer a detecção precoce com exames específicos, que devem ser realizados de acordo com a orientação médica.

Segundo a médica, os principais exames para as mulheres são exame ginecológico (Preventivo), mamografia para rastreio do câncer de mama e colo do útero respectivamente. Os homens devem ser avaliados pelo urologista para realizar o exame da próstata. E todos devem fazer a colonoscopia a partir dos 50 anos para detecção do precoce do câncer de intestino.

Saiba mais:

O que é câncer de mama?

Câncer de Próstata

 

Fonte: Dra. Mayana Lopes

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Patricia Tosta

Share
Published by
Patricia Tosta

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

5 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

7 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

15 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

16 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

17 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

17 horas ago