A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoverá entre os dias 21 e 25 deste mês, a mobilização “Juventude mostra a sua cara” para marcar a passagem do dia 22 de setembro quando se comemora O Dia Nacional da Juventude.
Com o tema “Ser Adolescente e Jovem em Salvador”, serão realizadas este ano, atividades como o objetivo de incentivar a capacidade criativa do jovem, valorizando os talentos das comunidades soteropolitanas, além promover a sensibilização de diversos setores do poder público para melhoria e desenvolvimento de projetos voltados para esse público.
A abertura oficial do evento acontece nesta segunda-feira (21.09), a partir das 08 horas, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, campus Cabula, com a presença de autoridades municipais e instituições não governamentais. Na oportunidade, serão exibidos documentários e apresentações culturais, além de uma roda de conversa sobre a utilização das novas mídias para a garantia dos direitos de adolescentes e jovens.
“Nosso intuito é dar voz aos jovens soteropolitanos, ouvir seus anseios, para nesse contexto discutirmos a ampliação, articulação e organização dos setores envolvidos com a adolescência na promoção de ações mais efetivas de atenção à juventude”, esclareceu Roseli Almeida, coordenadora da Saúde do Adolescente do município.
O evento visa também sensibilizar adolescentes quanto à importância da procura pelos serviços da rede, promover a integração dos profissionais da SMS com esse público, além de trabalhar o potencial de agentes transformadores dos adolescentes e jovens multiplicadores.
A Semana do Adolescente vem sendo realizada anualmente desde o ano de 2003, com média de 500 participantes em cada evento. O objetivo é contribuir para a promoção do desenvolvimento integral de jovens através do desenvolvimento de atividades educativas e lúdicas, abordando temas relevantes ao universo desse público.
Sendo a adolescência marcada por mudanças a nível biológico, emocional e social e que originam desafios, conflitos e necessidades específicas, tornou-se relevante pensar a Semana do Adolescente como uma oportunidade de ampliar o debate e a construção de estratégias para o alcance de melhores condições de vida e de saúde dessa população.
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mídia Periférica, Plan International, Comunicação Militância e Atitudes Hip Hop, Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Universidade do Estado da Bahia, Parque Social, Secretaria Estadual da Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública com o apoio da Agência de Comunicação Jotamax são os parceiros da SMS nesta atividade.
Fonte:SMS
A.V.