Portal Saúde no Ar

 

Dia Mundial de combate ao câncer

O dia 04 de fevereiro é dedicado a luta Mundial contra o Câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países.Além disso, segundo dado mais recente da estimativa mundial, em 2018, aponta que ocorreram no mundo 18 milhões de casos novos de câncer (17 milhões sem contar os casos de câncer de pele não melanoma); bem como 9,6 milhões de óbitos (9,5 milhões excluindo os cânceres de pele não melanoma). Ainda assim, o câncer de pulmão é o mais incidente no mundo (2,1 milhões); seguido pelo câncer de mama (2,1 milhões), cólon e reto (1,8 milhão) e próstata (1,3 milhão).

De acordo com o órgão, para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma). O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil); seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil). O cálculo global corrigido para o sub-registro, segundo MATHERS et al. (2003), aponta a ocorrência de 685 mil casos novos.

Dessa forma, a campanha de 2021 traz o slogan Eu sou e eu vou: juntas, todas as nossas ações são importantesum lembrete de que nossas ações individuais, quando somadas, têm o poder de alcançar um futuro mais saudável e promissor. De 2019 a 2021 a campanha segue o tema #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou).

 

Conheça também o Desafio 21 dias para sua saúde!

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Contra o tratamento precoce: em carta aberta médicos cobram CFM

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.