Dia Mundial de Combate à Pólio

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina, que foi usada pelo Rotary e seus parceiros para imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro.

Pela primeira vez, a celebração do Dia Mundial de Combate à Pólio irá para a costa oeste dos Estados Unidos. A Fundação Bill e Melinda Gates sediará o evento deste ano em sua unidade no centro de Seattle, em 24 de outubro.

Apenas 11 novos casos de pólio causados pelo vírus selvagem foram relatados este ano, todos no Paquistão e Afeganistão, entretanto, se não erradicar a poliomielite, estima-se que dentro de 10 anos haverá pelo menos 200.000 novos casos da doença anualmente no mundo. Apesar da doença ser endêmica em somente três países, nenhuma criança estará a salvo se a paralisia infantil não for eliminada.

Na Convenção do Rotary International de 2017, realizado em Atlanta, EUA, Bill Gates renovou e ampliou a promessa de sua fundação de equiparar em 2:1 todas as contribuições à Fundação Rotária que forem destinadas aos esforços de erradicação da doença. Esta equiparação e as promessas de doações que governos mundiais e doadores corporativos fizeram ao Rotary fortaleceram a campanha para eliminar a pólio em US$1,3 bilhão.

Outros palestrantes do Dia Mundial de Combate à Pólio deste ano incluem Jay Wenger, diretor dos esforços de erradicação da pólio da Fundação Bill e Melinda Gates; Dean Rohrs, vice-presidente do Rotary International; John Cena e Tiwa Savage, embaixadores da pólio do Rotary; Ade Adepitan, atleta paraolímpico e sobrevivente da pólio; Jeffrey Kluger, editor sênior da Time magazine, que supervisiona assuntos de ciência e saúde.

No ano passado, rotarianos de mais de 90 países registraram mais de 1400 eventos e atividades de arrecadação de fundos para celebrar o Dia Mundial de Combate à Pólio e conscientizar o público sobre o papel de liderança que o Rotary desempenha na luta contra a doença. Com as suas contribuições e apoio, e a equiparação da Fundação Gates, a meta é arrecadar US$250.000 durante o evento deste ano. Rotary Clubs em todo o mundo já inscreveram mais de 700 eventos.

Mais informações no site endpolio.org.

O assunto foi tema do programa de hoje (24) do Saúde no Ar.

Ouça o áudio completo abaixo:

 

Fonte: Rotary Club

Foto: Rotary Club

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.