Ícone do site

Dia Mundial da Voz é celebrado com diversas ações na capital baiana.

Em celebração ao Dia Mundial da Voz – 16 de abril – será realizada na capital baiana, várias ações em conscientização sobre a importância da voz humana. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia em parceria com UFBA, UNEB, UNIRB e IATE – Instituto Anísio Teixeira. A ação tem como objetivo promover a saúde vocal, bem como realizar prevenção de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe.

A partir de hoje (16/04), a população baiana pode contar com diversos serviços oferecidos pelas instituições de ensino superior, dentre elas, triagem vocal, orientações e oficinas de saúde, bem-estar vocal e expressividade, além de mesas redondas e apresentações artísticas.

A campanha segue em Salvador até o dia 28 de abril, com ação “Painel da Voz” – realizado pelo fonoaudiólogo Ivan Alexandre, que pretende reunir os profissionais de áreas diversas, como fonoaudiologia, otorrinolaringologia, jornalismo, teatro, canto, expressão corporal, educação e comportamento humano, num diálogo interdisciplinar entre a ciência com a arte da voz – para apresentar as variadas atividades utilizadas com a voz. O evento acontece no Teatro SESC – Casa do Comercio – a partir das 19h, no dia 28. A entrada é franca.

Para participar do Painel das Voz, os interessados devem realizar suas inscrições através do e-mail paineldavoz@gmail.com, ou do telefone: (71) 9678-5407. A

Considerada um instrumento de trabalho, a voz, é utilizada por cerca de 70% dos profissionais brasileiros como professores, vendedores, operadores de telemarketing, cantores, atores, jornalistas, locutores, advogados, líderes religiosos, dentre outros.

De acordo com Ivan Alexandre o Brasil ocupa a segunda colocação de destaque no que se refere a incidência de câncer de laringe, provocado principalmente por fumo e consumo excessivo de bebida alcoólica. O especialista ainda destaca a que as pessoas devem procurar um otorrinolaringologista e fonoaudiólogo ao perceberem a rouquidão persistente, por mais do que 15 dias.

Para melhor orientação, o especialista, oferece algumas dicas simples que podem auxiliar manter a voz saudável e agradável aos ouvintes. Dentre as dicas, estão orientações relacionadas na prática da hidratação, investimento na qualidade do sono e da alimentação, uso de técnica vocal bem orientada, além de eliminação de vícios que possam danificar o aparelho fonador, como fumo e consumo de bebida alcoólica em excesso.

 Dicas para uma boa saúde vocal e aperfeiçoamento da voz

Hidrate-se. Ingerir goles de agua ao longo do dia é a melhor maneira para se manter hidratado.

Não grite. Gritar é sempre ruim para a voz, já que se coloca uma grande pressão sobre o delicado revestimento de suas pregas vocais. Utilize técnicas de projeção vocal.

Utilize um microfone para falar em público sempre que possível. Quando você é convidado (a) para falar em público, especialmente em uma grande sala ou ao ar livre, use um microfone. A amplificação permite-lhe falar no volume de conversação, mas ainda assim chegar a todo o público.

Aqueça sua voz. Aquecer a voz não é apenas para os artistas, já que ajuda a voz durante a fala do dia a dia, também. Após o uso intenso, é importante o desaquecimento vocal.

Não pigarreie. O pigarro funciona como bater ou golpear as pregas vocais em conjunto. Em vez de limpar a garganta, tomar um pequeno gole de água ou engolir saliva para saciar o desejo.

Evite fumar. A fumaça do cigarro é algo que provoca danos permanentes aos tecidos das pregas vocais e é o primeiro fator de risco para o câncer de laringe.

Não realize competição sonora. Quando você está em um lugar com ruídos de fundo, você não percebe o quão alto você pode estar falando. Preste atenção em como sua garganta se ressente nestas situações, pois muitas vezes há uma sensação de ressecamento e irritação antes de notar o esforço vocal que você está fazendo.

Tenha uma boa respiração e dicção. Fale devagar e pronuncie bem as palavras, sempre coordenando respiração e fala.

Cuidado com uso de gengibres, pastilhas e sprays pois podem atuar como anestésicos e mascarar possíveis problemas de voz.

Seja um bom ouvinte. Se você ouvir a sua voz rouca, não se esqueça de descansar tanto quanto possível. Forçar a voz quando você tem laringite pode levar a mais problemas vocais sérios.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile