PORTAL SAÚDE NO AR

Dia mundial da sepse

Pelo sexto ano consecutivo, o Instituto Latino- Americano de Sepse, com sede no Brasil, participa do Dia Mundial da Sepse, comemorado hoje (13). A ação reúne mais de 60 países e é comandada pela Global Sepsis Alliance, com o objetivo de mudar o quadro cada vez mais preocupante da incidência e mortalidade por sepse no mundo.

Segundo dados da GSA, surgem a cada ano cerca de 30 milhões de novos casos no mundo. No Brasil, segundo o Datafolha, ela é responsável por cerca de 233 mil óbitos em UTIs. Para agravar a situação, a síndrome é desconhecida por nove, a cada dez pessoas.

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo, produzidas por uma infecção. Antigamente ela era conhecida como septicemia ou infecção no sangue; hoje mais conhecida como infecção generalizada.

Na última década, a taxa de incidência da sepse aumentou entre 8% e 13% em relação à década passada, sendo responsável por mais óbitos do que alguns tipos de câncer, como o de mama e o de intertino.

Fonte: ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.