Ícone do site

Dia Mundial da Saúde: exames preventivos são essenciais

Assistant of reproductive medicine clinic fertilizing egg outside female body

Exames simples podem garantir maior longevidade, mas o desafio é a população ter acesso a eles. Muitas doenças crônicas apenas são descobertas quando os sintomas aparecem

 

Ao menos 158 doenças mais comumente conhecidas podem ser pesquisadas e diagnosticadas por exames laboratoriais, mas uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML) revelou que 72% dos pacientes com doenças crônicas só descobriram o problema após o aparecimento de sintomas. Nesse Dia Mundial da Saúde, a Sociedade reforça o quanto a prevenção por meio de exames laboratoriais rotineiros é importante.
“A realização de exames laboratoriais periódicos é vital, entre eles os preventivos da mulher, como o de colo de útero e, com o passar da idade, os de avaliação hormonal; no caso dos homens, lembramos do Antígeno Prostático Específico (PSA) Total e Livre na idade adulta, além dos de avaliação glicêmica (glicemia e hemoglobina glicada), do perfil lipídico (colesterol total e frações e triglicerídeos) e a avaliação da função renal (uréia e creatinina), que valem para ambos os sexos e devem ser realizados sempre sob a prescrição e avaliação médica. Os exames preventivos auxiliam no diagnóstico precoce de doenças crônicas, levando ao controle e tratamento adequado, aumentando as chances de cura. Envelhecer com saúde deve ser um planejamento feito durante todas as fases da vida das pessoas”, enfatiza o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, Dr Fábio Brazão.

A medicina laboratorial é parte importante do sistema de saúde e contribui diretamente para a prevenção, ações, diagnósticos, tratamento e manejo de doenças. “O que estamos sempre recomendando também é que as pessoas jamais deixem de buscar um exame realizado. Isso acontece pouco, cerca de 5,4% dos exames apenas, mas não deveria ocorrer. Tanto que hoje muitos laboratórios já entram em contato com o médico solicitante quando algum resultado mostra anormalidades para se evitar que uma pessoa com necessidade de tratamentos continue sem os cuidados necessários. E nossa luta também é que as pessoas façam mais checkups preventivamente e possam ao menos tentar evitar doenças crônicas”, diz.

 

Há vários indícios que um problema de saúde esteja se instalando e quanto mais cedo forem descobertos, maiores as chances de cura e tratamento. Por isso a Patologia Clínica é fundamental para o funcionamento de toda a área de saúde, pois lida com exames laboratoriais que desempenham importante papel para prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças.
“Setenta por cento das decisões médicas são tomadas com base em exames. Todos os profissionais da área de saúde acabam lidando com exames de laboratório em algum momento, o que a torna uma interface estratégica para todas as áreas da medicina. Com o avanço dos testes e das tecnologias disponíveis, cada dia mais o trabalho dos médicos é feito em parceria com os dos patologistas clínicos, porém precisamos que as pessoas procurem os médicos. A ideia de que é melhor não ir ao médico para evitar a descoberta de problemas é muito errada. Quem vai ao médico cedo, faz exames, descobre pequenos problemas iniciais e evita ir muitas vezes mais tarde”, reforça o médico.

Sobre a SBPC/ML – A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial é uma associação de direito privado para fins não econômicos, fundada em 31 de Maio de 1944. Tem como finalidades congregar Médicos, portadores do Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e Médicos de outras especialidades, regularmente inscritos nos seus respectivos Conselhos Regionais de Medicina, e pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, estejam ligados à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, e estimular sempre o engrandecimento da Especialidade dentro dos padrões ético-científicos. Entre associados estão médicos patologistas clínicos e de outras especialidades (como farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, técnicos e outros profissionais de laboratórios clínicos, estudantes de nível universitário e nível médio). Também podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de equipamentos, produtos e serviços para laboratórios. Ao longo das últimas décadas a SBPC/ML tem promovido o aperfeiçoamento científico em Medicina Laboratorial, buscando a melhoria contínua dos processos, evolução da ciência, tecnologia e da regulação do setor, com o objetivo principal de qualificar de forma permanente a assistência à saúde do brasileiro.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile