O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, este ano, cai nesta quinta-feira (10/09) . Em Salvador, a Associação Psiquiátrica da Bahia (APB) e o Sindicato dos Médicos (Sindmed), abraçaram a Campanha Setembro Amarelo, e domingo (13.09) promovem uma Caminhada Próvida, às 16h, do Porto da Barra até o Farol.
Profissionais da área de saúde mental e psiquiatras vão levar balões amarelos como símbolo da causa. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, incentivado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Mortes evitáveis
Conforme dados fornecidos pela APB, no Brasil 30 pessoas cometem suicídio todos os días, e o tratamento adequado pode salvar muitas vidas. Para os órgãos de saúde é preciso falar sobre o problema, enfrentar o tabu, e divulgar as formas de prevenção.
Segundo Sandra Peu, psiquiatra da APB, as estatísticas de suicídio vem crescendo em todo o mundo, mas em mais de 90% dos casos são eivtáveis.. “A sociedade tem que quebrar o silêncio. Deixar de falar sobre o assunto só colabora para o distanciamento das pessoas que necessitam de ajuda”, afirma.
A.V.