Um número cada vez maior de pessoas estão aderindo a prática regular de atividade física. De acordo com o Dr. Francisco Pitanga, profissional de Educação Física e Doutor em Saúde Pública, os Profissionais de Educação Física estão cada vez habilitados para atuar na prática clínica, utilizando protocolos de atendimento, ” torna-se de extrema importância que a população seja conscientizada para procurar um Profissional de Educação Física quando for iniciar ou reiniciar a prática de exercícios, principalmente durante a pandemia, ou, após a pandemia.”.
Estes protocolos constam de avaliação pré-participação, avaliação da aptidão física e prescrição do treinamento.
A avaliação pré-participação consta de anamnese, aplicação do PAR-Q e análise do risco cardiovascular, além do conhecimento sobre a possível contaminação, gravidade do quadro clínico e possíveis sequelas do cliente com relação a Covid-19. Com isso, o Profissional de Educação Física decidirá sobre o início imediato da prática de atividade física, início com restrições, ou encaminhamento para avaliação médica antes do início da prática da atividade física.
Logo após será feita avaliação da aptidão física por meio de testes para verificar a capacidade aeróbica, composição corporal/distribuição da gordura corporal, flexibilidade e força/resistência muscular.
Somente depois de todas estas etapas é que o Profissional de Educação Física deverá prescrever o tipo, duração, intensidade e frequência semanal dos exercícios físicos, obviamente de acordo com as caracterísiticas individuais de cada cliente.
O assunto foi tema do Programa Excelsior Saúde desta Segunda-feira (05.04), que teve com tema: Atividade Física, pós Covid-19.
O programa antecipou as comemorações do 6 de abril, Dia Mundial da Atividade Física. Sabe-se que o sedentarismo é uma das principais causas hipertensão, AVC, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.
A conversa foi com Francisco Pitanga, Profissional de Educação Física, Doutor em Saúde Pública.
O programa Excelsior Saúde que conta com a parceria do Portal Saúde no ar, acontece de segunda à sexta, às 9h, ao vivo com transmissão pela Rádio Excelsior AM 840.
Para receber diariamente informações sobre o programa e os conteúdos divulgados, basta entrar em um desses grupos:
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.
Apoie e compartilhe
Relacionado