Nesta segunda- feira (25/05), no Programa Excelsior Saúde, da Rádio Excelsior da Bahia, Patrícia Tosta, entrevistou a endocrinologista Odelisa Matos.
Odelisa falou sobre a importância da manutenção do tratamento de tireoide. O programa é uma contribuição para o Dia Internacional da Tireoide celebrado nesta segunda- feira.
Segundo a Sociedade Brasileira de endocrinologia e metabologia, (SBEM) a incidência de câncer de tireoide está crescendo consideravelmente, principalmente do carcinoma diferenciado de tireoide, que compreende de 80% a 90% de todos os tipos de câncer nessa região. De acordo com dados norte-americanos, houve, aproximadamente, um aumento de 6% ao ano, entre 1997-2003. Também nos Estados Unidos, durante o período de 1973-2003, registrou-se um aumento maior em brancos do que em negros (150% contra 70%).
Apesar de haver um aumento da incidência da doença, não tem sido observado um crescimento da mortalidade. Isso sugere que a principal razão para a constatação dos índices de crescimento do câncer de tireoide seja o diagnóstico precoce de tumores pequenos e pouco agressivos quando tratados precocemente.
A tireoide é uma glândula que produz hormônios que são essenciais para o funcionamento do organismo em todas as etapas de nossas vidas. Afeta o desenvolvimento e crescimento na criança, o metabolismo, a função de diversos órgãos e a fertilidade.
A tireoide pode aumentar de tamanho homogeneamente ou na forma de nódulo(s), benigno ou maligno. Quando deixa de produzir hormônios adequadamente ocorre o hipotireoidismo e quando ela produz em excesso, o hipertireoidismo. Ambas situações trazem consequências negativas para o organismo.
Ouça o áudio do Programa
Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.