Categories: Eu Faço Saúde

Dia Internacional da Mulher: Saúde, salários e busca de espaço social

Segundo a pesquisa “A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho da Região Metropolitana de Salvador”, divulgada pela Secretaria de Política para Mulheres da Bahia (SPM), a menor diferença salarial entre os gêneros está no setor público. A diferença entre o rendimento médio de homens e mulheres caiu, mas os salários pagos aos homens ainda são mais altos do que os pagos às mulheres.

Ainda de acordo com a pesquisa, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) que foram divulgados durante uma coletiva à imprensa, nesta terça (7), com a participação da Secretaria da SPM, em 2015 a mulher ganhava 89,7% do salário pago ao homem e agora recebe, em média, 91,8%. No setor privado, as trabalhadoras com carteira assinada recebem 89,3% do que recebem os homens e as trabalhadoras sem carteira assinada 88,6%.

Desemprego- O número de mulheres desempregadas em Salvador e Região Metropolitana, em 2016, chegaram a 236 mil, 16 mil a mais do que o número total de homens, considerando a população economicamente ativa. Segundo a pesquisa da SEI, 25 mil mulheres perderam seus postos de trabalho de 2015 para 2016, mas a taxa de desemprego aumentou mais entre os homens. Entre 2015 e 2016 o percentual foi 31,8% para os homens e 26,8% para as mulheres.

O Saúde no Ar desta quarta-feira, 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, reuniu diferentes mulheres para tratar da luta e das conquistas que permeiam a condição feminina na Bahia.

As convidadas foram Maria Rita Pontes, Superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce e a médica ginecologista e sexóloga, do Hospital da Mulher, Alcione Bastos, que chamaram atenção sobre o cenário da saúde no estado.

Em participação surpresa, recebemos os comentários da Deputada Federal Alice Portugal, que é farmacêutica por formação, da diretora do Hospital da Mulher de Feira de Santana, Charline Almeida e a presidente do Cremeb Tereza Maltez. Cada uma pontuou a importância da mulher no espaço, público e privado e ressaltou a necessidade de haver tratamento médico adequado para cada uma.

Ouça:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Linda Gomes

Share
Published by
Linda Gomes

Recent Posts

Extrato bancário terá nomeclatura única para todos os bancos

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados para todos os bancos  a…

4 horas ago

Os piores gatilhos da rinite alérgica e como preveni-los

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia destaca que ácaros, mofo, pelos de animais, polén, fumaça e…

8 horas ago

Previsões para o futuro da humanidade

O físico Heinz von Foerster, nascido em 1911, previu que em 2026 poderíamos ver níveis…

9 horas ago

Centro de panificação abre vagas para trabalho temporário

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão disponibilizando cerca de 30 vagas para trabalho temporário…

10 horas ago

Salvador inicia campanha de vacinação antirrábica animal nesta segunda (8)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (8), a campanha de vacinação antirrábica…

11 horas ago

Câncer de bexiga- Mais de 19 mil mortes em 4 anos

Dados do Sistema de Informações do Ministério da Saúde (SIH/SUS) indicam mais de 110 mil…

11 horas ago