Ícone do site

Dia do Nutricionista

Hoje, dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista. A data foi escolhida em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas criada em 1949. Atualmente, a associação chama-se Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Porém, esta data visa homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas, a data tem ainda mais importância quando observamos o índice de sobrepeso e obesidade da população brasileira. Segundo dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada no último ano pelo Ministério da Saúde, 52,5% da população adulta está acima do peso e, dentro dessa parcela, 17,9% estão obesos. Ao longo de sua duração (2006-2014), o levantamento ainda constatou que a taxa de pessoas acima do peso cresceu, aproximadamente, 10%. Neste, e em outros contexto relacionados à má alimentação, o nutricionista é um importante aliado para ajudar a reverter tais cenários.

Os nutricionistas podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado, desde em hospitais, escolas, ginásios esportivos, clínicas particulares e empresas privadas. O trabalho do nutricionista é fundamental para o sucesso do desempenho dos atletas. Além disso, adquire uma importância maior a cada dia, por conta das pessoas que estão cada vez mais preocupadas com a estética, a saúde e o bem-estar do corpo, e principalmente as mulheres, estão sempre em busca da melhor forma física.

Ouça a entevista a professora e nutricionaista da Escola da Nutrição da Universidade do Estado da Bahia (UFBA), Maria da Purificação Nazaré Araujo, e a presidente do Sindicato dos Nutricionistas da Bahia, Celenilda Maria Aciole Souza, ao Programa Saúde no Ar, aqui.

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile