Ícone do site

Dia Estadual de Combate à Sífilis

Com o objetivo de dar maior visibilidade à sífilis como grave problema de saúde pública na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) celebra no dia 23 de setembro, o Dia Estadual de Combate à Sífilis Congênita. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, a cada ano, 12 milhões de novos casos de sífilis no mundo. Em todo o mundo, a doença na gestação é responsável por 29% de óbitos perinatal, 11% de óbitos neonatais e 26% de natimortos.

Os números da doença dispararam em 2016 e, em outubro daquele ano, o Ministério da Saúde fez um alerta para a epidemia que estava se instalando no país. A partir de 2010, os hospitais tiveram que notificar as internações pela doença para o Ministério da Saúde. No país, entre 2004 e 2015, houve um aumento de 32% nos casos da doença entre os adultos e 20% de aumento no número de casos entre as mulheres grávidas.

Na Bahia, este ano, até o dia 5 de setembro, foram notificados 795 casos e cinco óbitos por sífilis congênita. Em 2016, durante todo o ano, foram registrados 1.798 casos com 13 óbitos. Em gestantes, este ano, até o momento foram registrados 1.222 casos. Em 2016, este número chegou a 2.760 casos. Em relação à sífilis adquirida, até agora foram notificados 1.510 casos em homens e 1.818 em mulheres. Em 2016, estes números chegaram a 3.114 casos em homens e 3.200 em mulheres.

Programação

Várias unidades da rede estadual de saúde estão com diversos eventos programados para o alerta do Dia Estadual de Combate à Sífilis Congênita. A Maternidade Tsylla Balbino realiza, no dia 23, uma Roda de Conversa sobre a Sífilis, oportunidade em que serão ofertados testes rápidos e preservativos, além da distribuição de panfletos com informações sobre a doença.

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) também promove uma série de eventos no período de 19 a 23. No dia 22, às 10h, no auditório do hospital, acontece a palestra sobre Diagnóstico, Tratamento e Notificação da Sífilis na Gestante e da Sífilis Congênita – Experiência do HGRS, para profissionais de saúde. No dia 23, das 7 às 13h, no estacionamento da entrada principal, acontecerá roda de conversa, aplicação de testes rápidos e panfletagem, ações voltadas para a comunidade da área.

A Maternidade do Iperba também realizará programação especial no dia 23, voltada para a comunidade. Na recepção da unidade, será montado um estande com profissionais para informar sobre a doença e passar orientações sobre a realização de testes rápidos. O Serviço Social e de Psicologia promoverá rodas de conversa e distribuirá panfletos informativos.

Os profissionais da Maternidade Albert Sabin também participam do Dia Estadual de Combate à Sífilis. No dia 23, das 7 às 13h, promoverão a realização de testes rápidos, roda de conversa, acolhimento e aconselhamento para pessoas positivas para a doença e a realização de um trabalho educativo, com a distribuição de panfletos sobre a doença.

O Hospital João Batista Caribé se unirá às outras unidades no trabalho de divulgação sobre a sífilis. O início das atividades no dia 23, será às 07h30, com a oferta de material educativo e a realização de palestras na área de exposição. Haverá oferta de testes rápidos para Sífilis, Hepatites B e C e HIV. Aconselhamento pós-teste, matrícula no serviço, se pertinente, encaminhamento à rede, notificação dos casos de testes positivos, consulta médica e início imediato do tratamento contra a sífilis.

No interior, os hospitais Regional de Guanambi e Geral de Ipiaú se integram à programação e promovem a realização de panfletagem com informações sobre a sífilis, realizam testes rápidos e atendimento posterior em casos positivos.

 

Fonte: Ascom Sesab

Foto: Ascom Sesab

Redação Saúde no Ar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile