Portal Saúde no Ar



Dia da Saúde Ocular: conheça os tratamentos mais modernos

Neste 10 de julho celebra-se em todo o mundo o Dia da Saúde Ocular, com intuito de alertar a população para a prevenção dos problemas oculares que podem afetar um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, o olho.

De acordo com as últimas pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), se iniciativas de alcance mundial e regional não forem tomadas, em 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão, ou seja, pessoas incapazes de desempenhar muitas de suas tarefas cotidianas devido à deficiência visual.

No Brasil, os cálculos apontam a existência de 1, 1 milhões de cegos (0, 6% da população estimada) e cerca de 4 milhões de deficientes visuais. Sendo que 60% e 75% desses casos de cegueira e baixa visão seriam evitáveis ou curáveis se tivessem um diagnóstico previamente realizado por um oftalmologista.

Com tantos dados alarmantes, muitas pessoas questionam se um exame simples tem a capacidade de identificar problemas graves de visão. A oftalmologista do Hospital Humberto Castro Lima, Dra. Dayse Cury alerta que, sim, uma simples consulta oftalmológica é capaz de diagnosticar a maioria das alterações oculares.

“A oftalmologia foi uma das áreas que mais se desenvolveu com exames complementares de alta tecnologia que ajudam no diagnóstico e acompanhamento das doenças oculares englobando o campo visual, paquimetria, topografia corneana, tomografia de coerência óptica (O.C.T), angiofluoresceinografia, ultrassonografia ocular, entre outros”. explica.

O paciente diagnosticado com doença ocular, em muito dos casos, pode controlar a enfermidade. Hipermetropia, miopia, estrabismo e retinopatia da prematuridade são doenças que podem ser previamente diagnosticadas desde o nascimento, por isso o cuidado com a visão deve ser feito cautelosamente logo nos primeiros dias de vida do bebê.

Aqueles que possuem cerotocone, glaucoma, presbiopia e catarata e descobrem no início, recebem tratamento adequado e convivem sem restrições. Os sintomas de problemas de visão surgem, principalmente, em indivíduos com histórico familiar de doenças do olho. Alguns dos sintomas mais comuns incluem: Lacrimejamento em excesso; Hipersensibilidade à luz; Dor de cabeça ou nos olhos frequente; Vermelhidão nos olhos e Fechar os olhos para enxergar os objetos focados. Especialistas recomendam a procura imediata do médico, ao apresentar algum desses sintomas.

injecao-olho

Prevenção de doenças oculares– Da adolescência até os 40 anos de idade, os cuidados devem ser reforçados com visitas regulares ao oftalmologista. O glaucoma sem dúvida nenhuma é a doença que mais causa cegueira irreversível no mundo, segundo a OMS pois é uma doença assintomática   e quando o paciente percebe, geralmente já houve perda de visão, que nesse caso, é irreversível.

A oftalmologista Dayse Cury evidencia alguns cuidados que podem ser tomados no campo visual. “Adotar uma dieta balanceada, pois uma boa alimentação é importante tanto para a visão quanto para a saúde do corpo em geral, evitar o tabagismo, utilizar proteção para luz solar como o uso de óculos escuros de boa qualidade, não coçar os olhos e não se automedicar”, orienta a oftalmologista.

FDA-aprova-stent-para-uso-durante-cirurgia-de-catarata-em-doentes-com-glaucoma

Tratamentos mais modernos- A medicina oftalmológica vem a cada dia se aperfeiçoando, as pesquisas sobre o Glaucoma é a ultima beneficiada. O menor dispositivo do mundo para tratamento do Glaucoma será apresentado a médicos em Salvador, nos próximos dias.

O dispositivo, que tem como principal diferencial a rápida aplicação de forma segura, foi desenhado e pesquisado por mais de uma década para restabelecer a habilidade natural do olho em drenar o humor aquoso que causa o aumento da PIO (Pressão Intraocular), mantendo a pressão normal e auxiliando os médicos a garantir uma melhor aderência dos pacientes ao tratamento. Reduzir ou eliminar o uso de colírios também é uma conquista deste tratamento.

14218-menino-usa-computador-com-fone-de-ouvido-1310072450102_615x300

Evite uso excessivo do computador- A síndrome da visão de computador (CVS) é uma condição que ocorre a partir de uso do frequente deste equipamento. Estudos sugerem que cerca de 90% das pessoas que usam um computador pelo menos três horas por dia sofrem de algum tipo de problema visual, como fadiga ocular, visão embaçada, dificuldade em focar a certa distância, olhos secos, dores de cabeça – e também no pescoço, nas costas e nos ombros.

Dentro deste caso, proteja a sua saúde ocular seguindo os seguintes passos: Certifique-se de que seus óculos ou suas lentes de contato estão atualizadas e adequadas para o uso do computador.

Óculos ocupacionais podem ser necessários para algumas pessoas com a síndrome. Uma única lente bifocal pode ajudar a aumentar a percepção de contraste e filtrar o brilho e a luz reflexiva e reduzir os sintomas da fadiga ocular.

Posicione o seu computador, de modo que seus olhos fiquem em um nível superior ao do monitor. Isso permite que você olhe um pouco para baixo na tela. Tente evitar o brilho no seu computador a partir de janelas e luzes elétricas. Use uma tela antirreflexo, se necessário. Escolha uma cadeira confortável, posicionando-a de modo que seus pés fiquem no chão.

Lembre-se de piscar frequentemente, o que pode ajudar a prevenir os olhos secos e de descansar os olhos olhando a 20 metros de distância por 20 segundos a cada 20 minutos. A cada duas horas, levante-se e faça uma pausa de 15 minutos.

Saiba a pílula de conhecimento sobre Glaucoma:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.