Celebrado nesta segunda-feira (20), o Dia da Consciência Negra, a Fundação Cultural Palmares vai propor que data torne-se feriado nacional.
“Há uma ideia que, ainda neste ano, o dia 20 [de novembro] se torne um feriado nacional”, afirmou o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues, em entrevista à Metrópoles.
O Dia da Consciência Negra é instituído pela Lei Federal nº 12.519, de 2011. Contudo, o reconhecimento da data como feriado está a cargo dos governos estaduais e municipais. Atualmente, a data é comemorada nos estados de: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e em cerca de 1.260 municípios.
O Senado aprovou um projeto de lei (PLS 482/2017) de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que torna o Dia Nacional da Consciência Negra feriado nacional. Contudo, a decisão ainda tem de passar pela Câmara dos Deputados e receber a sanção do presidente da República.
A data faz referência à morte do maior líder quilombola da América Latina, Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1965.
Foto: Pixabay