‘Dia D’ de vacinação contra a gripe tem baixa procura em pontos de imunização

No “Dia D” da imunização, na maioria das grandes cidades da Bahia, o movimento foi fraco nos pontos de vacinação contra a gripe. A campanha termina no dia 26 de maio. Em todo o estado, a meta é imunizar 2,9 milhões de pessoas, mas até agora apenas 30% se vacinaram.

A cidade contou com mais 220 pontos de imunização, entre escolas, creches, associações, igrejas, terminal rodoviário e estações de transbordo, das 8 até às 17h, mas mesmo assim a procura foi baixa.

A procura foi tão baixa que o posto de saúde do bairro do Garcia, que estava na lista das unidades que receberiam a população neste sábado para a realização da vacinação, não abriu. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde teve pouco movimento e por isso a estratégia foi intensificar a vacinação em outros locais como shoppings e supermercados.

Em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, o ministro da Saúde Ricardo Barros fez a abertura do ‘Dia D’ da vacinação contra a gripe ao ser imunizado. Na cidade, a procura neste sábado também foi baixa. “Precisamos que a população corra, porque nós temos prorrogado as campanhas. E como a cada ano a vacina é diferente, se a população não se imunizar nós perdemos a vacina”, destacou o ministro.

O público alvo da campanha são os idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores, os trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.