Salvador terá no dia 10 de agosto (sábado), o Dia D de vacinação contra o sarampo. A mobilização será realizada das 8 às 17h, em diversos postos de saúde da capital.
Segundo informações da prefeitura, pessoas com idades entre 12 meses e 49 anos devem comparecer com o cartão de vacina para atualização. Apesar da campanha, a população não precisa esperar até o Dia D para se vacinar, pois a imunização já está disponível na rede básica de saúde.
Quem estiver com esquema vacinal completo não precisa ser revacinado. O mesmo vale para aqueles que já foram infectados com o vírus, porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida.
Caracterizado pela facilidade de contágio, o sarampo é uma doença infecciosa que se espalha pelo ar ao tossir ou espirrar. Os sintomas incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. O sarampo é potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.
O Dia D de combate ao sarampo é realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).