Portal Saúde no Ar

 

Dezenas de desabrigado morreram na Índia por causa de ondas de calor

Um total de 192 pessoas sem-teto morreram em Nova Délhi, capital da índia, entre 11 e 19 de junho, de acordo com números do governo compartilhados pela organização sem fins lucrativos Centre for Holistic Development, mais do que nos anos anteriores. A maioria deles era de pessoas pobres que viviam e trabalhavam ao ar livre.

A Índia registrou mais de 40.000 casos suspeitos de insolação neste verão e pelo menos 110 mortes confirmadas entre 1º de março e 18 de junho, quando o noroeste e o leste da Índia registraram mais do que o dobro do número normal de dias de ondas de calor.

Pelo menos 52 corpos foram levados a hospitais nos últimos dois dias, disse o jornal Times of India.

“Os mais pobres arcam com o custo dessa mudança climática. A maioria dessas pessoas vive embaixo de viadutos e ao ar livre e não tem proteção contra o calor. Em sua maioria, são mortes causadas por ondas de calor”, disse Sunil Kumar Aledia, que dirige o CHD, à Reuters.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe