Neste mes de Dezembro Vermelho, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta para a conscientização da prevenção contra o vírus HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs),
As citadas doenças , se não tratadas podem causar lesões nos órgãos genitais, infertilidade, doenças neurológicas e cardiovasculares e até câncer como o de útero e de pênis.
A SBU esclarece as principais dúvidas envolvendo as ISTs por meio de live, posts e vídeos em seu perfil nas redes sociais (@portaldaurologia).
O país vem registrando queda nos casos de HIV/aids, mas entre jovens e adultos com 15 a 29 anos, tem ocorrido um aumento dos casos. Em 2021 o índice nessa faixa etária foi de 53%.
O SUS oferece a vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, mas segundo o Ministério da Saúde, a cobertura da segunda dose está em apenas 27,7%.
Karin Jaeger Anzolch, diretora de Comunicação da SBU e uma das responsáveis pela campanha, afirma: “Outra grande preocupação é que muitas dessas infecções estão se tornando resistentes aos tratamentos existentes, em várias partes do mundo. Por essas razões, decidimos que temos que voltar a falar mais sobre o assunto, alertar e instruir a população e os agentes de saúde, e este é o terceiro ano consecutivo que adotamos o Dezembro Vermelho, mês já tradicional de conscientização sobre a aids, como o mês dedicado à temática de todas as ISTs”, disse a médica, em nota.
Fonte: Agência Brasil (foto)