“Deveríamos bloquear a vinda de pessoas da Índia para conter o eventual transporte de novas variantes, que são assustadoras”
Em entrevista nesta quinta- feira 05/05, o médico e neurocientista Miguel Nicolelis; afirmou que o Brasil deveria fechar o espaço aéreo para evitar que novas variantes da Covid-19. Citando a Índia, que está enfrentando uma nova variante, ainda desconhecida causando um dos piores momentos da pandemia atualmente.
“Precisamos olhar o território indiano para ver o que acontece quando se perde o controle de uma situação como essa.”
Além disso, o profissional ressalta que o Brasil ainda está longe de alcançar a imunidade de rebanho. “A imunidade de rebanho transformou-se em uma quimera, porque quando há múltiplas variantes aparecendo com várias respostas às vacinas fica muito difícil definir um valor”, afirmou.
Dessa forma, Nicolelis também demonstrou preocupação com a reabertura das atividades devido à queda do número de óbitos e internações, o que pode voltar a aumentar em pouco tempo. “Estamos vivendo a tática da sanfona. As pessoas têm a impressão de que tudo passou e têm uma falsa sensação de segurança, passando a acharem que podem fazer tudo o que faziam antes da pandemia.”
Veja também: Home office compromete saúde mental do trabalhador