Desinteresse por sexo é cada vez maior no Japão, diz pesquisa

Uma análise realizada pela Associação Japonesa de Planejamento Familiar (JFPA), aponta um número baixo na prática de sexo entre os japoneses. De acordo com o estudo, 48,1% dos homens e 50,1% das mulheres não tiveram relações sexuais no último mês. A análise foi baseada em uma pesquisa com 3.000 pessoas e revela que esses números aumentaram de cinco pontos percentuais em relação a 2012, quando foi realizada a pesquisa anterior.

Os motivos crescentes que levam os japoneses ao desinteresse pelo sexo variam desde o cansaço proporcionado pelas longas jornadas de trabalho ao solteirismo voluntário. O desinteresse pela atividade sexual é especialmente chamativo entre os homens jovens de 25 a 29 anos, dos quais 20% afirmaram que o sexo não interessa.

As pessoas não interessadas por sexo, são nomeadas no Japão como herbívoros –  um conceito popularizado nos últimos anos no país.  De acordo com a explicação do livro Lições para homens herbívoros, publicado em 2008 no Japão, do sociólogo Masahiro Morioka, eles são intitulados assim por serem classificados como homens sensíveis, tímidos e inexperientes que gostariam de sair com garotas, todavia, não querem adotar os típicos papéis masculinos para conseguir este objetivo.

A situação preocupa os governantes do país, que se esforçam para aumentar as taxas de natalidade, mas não conseguem ter êxito. Em uma população que envelhece cada vez mais, ter gastos crescentes e excessivos com previdência social, ao mesmo tempo em que a População Economicamente Ativa (PEA) não é renovada é algo prejudicial para o futuro da economia do país.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.