A desindustrialização no Brasil, causa grande perda das forças produtivas nas últimas décadas; assim, as exportações brasileiras que passam a estar mais dependentes de produtos básicos, como soja, minério de ferro e petróleo, que representam mais da metade de tudo o que o Brasil vende para o exterior.
De acordo com levantamento da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), entre janeiro e novembro de 2021, as exportações de produtos básicos alcançaram 51% do total. Em 2020, os básicos encerraram o ano com com 48%.
No caso da indústria, o que segue emperrando a melhora das exportações é o chamado custo Brasil – velhos problemas que envolvem custo de logística; bem como burocracia tributária, tiram a competitividade do produto nacional na competição com outros países. Neste ano, a venda de produtos manufaturados representa apenas 21% do total.
Atualmente, em valores absolutos, as exportações totais brasileiras somam R$ 256 milhões nos 11 primeiros meses deste ano; enquanto as vendas de produtos básicos chegam a R$ 131,4 milhões, segundo a Funcex.