Nossos olhos são como câmeras que capturam as imagens, e através dos seus cabos as enviam para a reprodução, no caso da visão, são enviadas ao cérebro. E a retina é parte fundamental desse equipamento tão sensível e aprimorado.
A retina despenha um papel importantíssimo na visão. É formada por uma fina camada de tecido, sensível à luz, localizada na parte mais interna do olho. O sistema ótico do olho foca a luz na retina, esta recebe as imagens e manda para o cérebro, através do nervo ótico sob a forma de impulsos nervosos. Todo ano a cada 10 mil pessoas, uma tem deslocamento de retina, informação divulgada no site Cidade Verde conectada-Piauí.
Quando ocorre o deslocamento de retina é preocupante, pois a situação é tão grave que pode levar o indivíduo à cegueira. Lesões e traumas nos olhos ou na cabeça podem alterar o tecido da retina, provocando rasgaduras ou buracos. Outros fatores desencadeiam a doença tais como: envelhecimento, histórico familiar de descolamento de retina e miopia extrema.
Ao menor sinal de desconforto, como se fosse pedaços flutuantes, moscas flutuantes, percepção de “flashes de luz”, tem que procurar um especialista.
Deslocamento de retina foi assunto do programa Saúde no Ar, desta quinta-feira (19). Patrícia Tosta conversou com a médica oftalmologista, Nayana Braga.
Ouça a entrevista na íntegra:
Redação Saúde no Ar
Foto:arquivo e internet
O Programa Saúde no Ar é transmitido pela Excelsior AM 840 e rádio on line Saúde no Ar, participação pelo watss App 71 9968-13998 ou 3328-7666.