De acordo com informações da revista britânica “Nature Immunology”, uma classe de anticorpos capaz de neutralizar as quatro formas do vírus da dengue foi descoberta por pesquisadores do Imperial College London, na Inglaterra.
Descoberto em humanos, o anticorpo neutraliza o estado inicial do vírus da dengue, transmitido pelo mosquito aedes aegypti, que infecta aproximadamente 400 milhões de pessoas por ano.
Controle: O principal problema para combater a dengue é que ela se apresenta de quatro formas diferentes, sendo que a infecção por um deles não imuniza a pessoa das demais.
A equipe britânica que descobriu os novos anticorpos destacou no relatório que a dengue segue avançando em diversos países na América Latina e na Austrália. O grupo de pesquisa estudava o vírus da dengue há mais de dez anos.
Vacina: O grupo de cientistas da Imperial College acredita que uma possível produção de vacina contra a dengue demandaria de muito tempo, pois a primeira fase corresponde pela produção e teste em modelos não humanos. Eles asseguram que até então a melhor forma de se prevenir a doença é a manutenção de boas práticas para eliminar lixos na cidade, além do uso de inseticidas.