Notícias

Dermatologista dá dicas de cuidados com a pele negra

Como a pele negra tende a produzir mais oleosidade; os cuidados devem ser diários, com uso de produtos sem óleo na composição; bem como sabonetes que removam o excesso de oleosidade e protetor solar para evitar manchas.
De acordo com a dermatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Regional Bahia (SBD-BA), Dra. Maria Elisa Alves Rosa;  dentre os cuidados cotidianos propostos, estão a higienização com sabonetes adequados, o uso dos já consagrados antioxidantes; bem como as Vitaminas C e E, a aplicação do filtro solar, sem esquecer da hidratação da pele do rosto, do corpo e dos cabelos. Tudo isso sob a orientação de um médico dermatologista.
Além disso, os cabelos também merecem cuidados especiais. Sendo constitucionalmente mais finos, secos e quebradiços, delicados e sensíveis aos danos produzidos por penteados e tratamentos cosméticos;  como alisamentos, chapinhas e tinturas. Dessa forma, é preciso ter atenção a produtos com função hidratante, umectante e reconstrutora.

Cuidados com o sol

Contudo; muitas pessoas têm a falsa impressão de que não existe a necessidade de uso do filtro solar. Por outro lado; a dermatologista chama a atenção para a importância do uso do produto.
“O uso regular do filtro vai prevenir o aparecimento de manchas, sendo a base de qualquer tratamento dermatológico. Já no caso de pacientes com melasma, recomendamos o uso de protetor solar com pigmentos, com efeito base. Isto porque, além de reforçar a proteção, eles ajudam a camuflar as manchas, trazendo mais conforto enquanto a pele é tratada”, explica a dermatologista.
Com a proximidade do verão, acende-se o alerta para os cuidados na estação mais quente do ano. “É importante reforçar o uso do protetor solar, retocando-o duas vezes ao dia. É indicado lavar o rosto pela manhã e noite, utilizando um sabonete específico para a limpeza”, aponta. Quanto aos cabelos, o mais indicado é o uso de chapéus e bonés. Recomendado o aumento da ingestão de água, ingerindo a quantidade mínima de dois litros ao dia.

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Transtorno de desenvolvimento de linguagem: Até quando esperar?
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

3 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

4 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

4 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

4 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

5 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

18 horas ago