A má posição dos dentes pode gerar rugas precoces, aponta a cirurgiã-dentista, Debora Ayala, membro da Academia Europeia e Brasileira de Odontologia Estética. De acordo com a especialista, isso ocorre devido à inclinação e deformação da musculatura junto com a pele.
Debora Ayala explica que quando uma pessoa apresenta a inclinação diferente de um lado e do outro, o lado mais caído é o que o que ela mais mastiga, fazendo com que o lado que me nos se exercita suba.
A cirurgiã-dentista salienta que essa diferença faz com que o lado mais caído ‘despenque’ e crie rugas nasolabiais – no nariz e nos lábios – a comissura labial – bigode chinês – cai mais, assim como a aba do nariz. Debora enfatiza que lado que sobe tem mais rugas ao redor dos olhos e as sobrancelhas ficam diferentes, o que faz mostrar a interferência dos dentes, que muda a sustentação óssea e interfere na pele e musculatura. No entanto, ela destaca que essa diferença entre os lados do rosto, é fácil de ser identificada a partir dos 30 anos.
Mas como nem tudo está perdido, há também tratamentos para este tipo de situação, realizados com aparelhos que reposicionam os dentes e levantam a mordida. “A técnica de Ortodontia Avançada, que faz uso de mini-placas, promove maior equilíbrio facial e reposicionamento dentário. É a técnica que vai estabilizar mais, melhor e de maneira mais rápida”, acrescenta a profissional.
Debora esclarece que ao iniciar o tratamento a pessoa recebe informações sobre o término, entretanto, sem uso de aparelho posteriormente, uma vez que ele não reposiciona apenas os dentes, todavia toda a massa óssea. “E isso traz outros benefícios como melhor posicionamento da cabeça, diminuição de dores cervicais, melhora sono e respiração, entre outros”.
Para evitar o problema, a dentista recomenda a placa de mordida, ortodontia avançada e reabilitação oral. Ela ressalta que é importante também checar com o dentista o desgaste dos seus dentes, principalmente se o desgaste faz um lado do rosto despencar mais que outro.
L.O.