Em operação desde o dia 18 de outubro de 2021, quando substituiu a Delegacia Digital, a Delegacia Virtual na Bahia, pode ser acessada por celular ou qualquer computador, no site: www. delegaciavirtual.sinesp.gov.br. Podem ser registrada queixas de maus tratos contra animais, perda ou extravio de documento e/ou objeto, perturbação do trabalho ou do sossego alheio, acidentes de trânsito sem vítima, injúria racial, violência doméstica contra a mulher, desaparecimento e localização de pessoas, ameaças e vias de fato.
Na Estação da Lapa foi implantado o primeiro terminal de autoatendimento da Delegacia Virtual, na Bahia, O autosserviço oferece ainda mais rapidez e comodidade ao cidadão.
Durante este mês de novembro, o acesso ao sistema será de forma assistida, ou seja, policiais civis estarão à disposição no local para orientar o cidadão que precise registrar alguma ocorrência através da ferramenta. Um dos facilitadores é o investigador Jessé. “Apesar do sistema ser bastante intuitivo, a equipe está à disposição para tirar todas as dúvidas dos usuários no momento do preenchimento da ocorrência”, garantiu.
De acordo com o delegado Artur Guimarães, assessor especial do Gabinete da Delegada Geral da Polícia Civil, “o objetivo é popularizar o serviço e permitir que pessoas que não tenham computador em casa também possam registrar sua própria ocorrência pela internet, de forma mais rápida, mais prática e com toda a segurança que o sistema exige”.
Entre as opções disponibilizadas pela Delegacia Virtual, ‘perda ou extravio de documento e/ou objeto’ teve o maior número de registros, contabilizando, até o dia 8 de novembro de 2022, mais de 62 mil ocorrências, seguida de crimes de estelionato, com 43 mil; furto, com 25 mil; e roubo, com 17 mil boletins.