Deflagrada operação contra prefeito de São Mateus

O Ministério Público Federal (MPF); juntamente com a Polícia Federal (PF) deflagraram, na manhã desta terça-feira (28); operação para desarticular esquema criminoso estabelecido na Prefeitura de São Mateus, no Espírito Santo.

De acordo com o apurado na investigação, entre os crimes estão: corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraudes a licitações praticados pelo prefeito da cidade e outros 18 investigados, entre empresários e assessores. O esquema operava no executivo municipal desde 2017, e prosseguiu neste ano após a reeleição do prefeito.

Após apuração preliminar e diante dos indícios apontados, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) deferiu os pedidos de prisão temporária do prefeito e outros seis investigados; além disso,  houve busca e apreensão nos endereços de todos os 19 investigados e o afastamento do sigilo telefônico, telemático, bancário e fiscal deles.

De acordo com as investigações, valendo-se do cargo de chefe do executivo, o prefeito, em conluio com empresários, assessores e outras pessoas; assim, interferiram em licitações promovidas pelo município de modo a favorecer o grupo político liderado por ele. Entre os contratos suspeitos identificados pelos investigadores, está a compra de cestas básicas com verbas da educação realizada sem licitação; aproveitando-se de disposições especiais da situação emergencial de enfrentamento à pandemia e que custaram aos cofres públicos R$ 1,6 milhão.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.