A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente, sejam intelectuais, físicas, distúrbios neurológicos, emocionais, linguagem e desenvolvimento educacional, vocacional, social e emocional, dificultando sua autossuficiência.
As deficiências múltiplas atrasam o desenvolvimento global da criança, dificultando sua aprendizagem e autonomia. No Brasil, segundo dados do IBGE, cerca de 14% da população total são pessoas com deficiência.
A pessoa pode já nascer ou adquirir baixa visão e deficiência física ou intelectual, cegueira e distúrbios neurológicos, surdez e mobilidade física, entre outros, de níveis que vão de leve a severo.
De acordo com a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), o que define deficiência múltipla é o nível de desenvolvimento, as possibilidades funcionais, de comunicação, interação social e de aprendizagem que determinam as necessidades educacionais dessas pessoas.
Algumas características gerais apresentadas são: dificuldade na abstração das rotinas diárias, nos gestos ou na comunicação; dificuldades no reconhecimento de pessoas do seu cotidiano; movimentos corporais involuntários; respostas mínimas a estímulos causados por barulhos, toques, entre outros.
Deficiência múltipla será o tema da entrevista com a Fonoaudióloga da Associação de Amigos dos Autistas (AMA), Laura Ferraro, amanhã (14.05), das 8h às 9h, no programa Saúde no Ar na Rádio Excelsior Am 840 ou no Portal Saúde no Ar.
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre