A ministra da Saúde da Itália, Giulia Grillo, dispensou todas os 30 cientístas do comitê tècnico científico responsável pelas políticas de saúde do governo. O Comité também chamado de Conselho de Saúde é o mais importante da Itália. No comunicado a ministra afirma que quer dá espaço “Ao “novo”.
Giulia Grillo é integrante do partido Movimento Cinco Estrelas (M5S) que é cético em relação ao uso de vacinas. A ministra ficou conhecida por apoiar metodos não comprovados científicamente para a cura do Câncer.
Grillo é contra a exigência de que crianças estejam com a vacinação em dia para entrar na escola, estabelecida pelo governo anterior, de Paolo Gentiloni. Por conta disso, ela apresentou uma mudança que, embora mantenha oficialmente a obrigatoriedade da vacina, na prática esvazia a lei atual.
Embora faça parte do M5S, Giullia não é contra vacinas. Ela afirmou: “Estou esperando um filho e o farei ser vacinado”.
A comunidade científica está preocupada com a decisão do governo da Itália. Os cientistas dispensados que faziam parte do Conselho de Saúde são reconhecidos internacionalmente. Eles são indicados a cada três anos e aconselha o governo nas decisões sobre saúde.
Nunca ocorre na história da Itália a dispensa de todos os integrantes do Consleho de Saúde antes do prazo vigente do mandato. dos cientistas.
A ministra da Saúde Giulia Grillo, nasceu em 30 de maio de 1975 e tomou posse no cargo de ministra em 01 de junho de 2018.sob o comando do presidente italiano, Sergio Mattarella.
Giulia Grillo se formou com honras em medicina e cirurgia em 1999 e obteve um diploma em Medicina Legal e Seguros em 2003. Ela possiui curso de especialização na Universidade Católica de Roma sobre o planejamento de serviços de saúde.
JR