O curso gratuito online que prepara para o Exame para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), contabiliza 3 mil alunos. Todos já inscritos ou não para as provas. De acordo com o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho (FRM), criadora do curso, João Alegria, na medida em que jovens e adultos decidam participar das aulas, novas turmas serão abertas.
O Encceja acontecerá no dia 27 de agosto próximo para aqueles que estão fora da escola ou não tiveram a oportunidade de completar a escolaridade básica. Por meio do curso preparatório os participantes podem conseguir obter certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.
Segundo João Alegria, milhares de brasileiros fazem o curso todos os anos, principalmente os excluídos da escola ou que têm dificuldade de acesso a uma experiência regular de educação. “Nosso objetivo é atender e ajudar esse público. O curso prepara gratuitamente as pessoas que estão nesta jornada, para que elas consigam se sair bem no exame e obtenham seu certificado”, explicou.
Durante o curso, os alunos terão acesso direto às aulas, sem nenhuma barreira de entrada. Para isso, basta que acessem o site para se inteirar do passo a passo e entrar no Google Sala de Aula – Google Classroom, plataforma onde as aulas já estão disponibilizadas.
Cada turma tem um código único, que identifica o nível de ensino – ensino fundamental – anos finais ou ensino médio. Não é necessário cadastro, comprovação ou aprovação prévios, bem como nenhum certificado. “É uma proposta de coisa absolutamente acessível, democrática, gratuita.”
Encceja
A inscrição no Encceja é de responsabilidade de cada estudante. O certificado de conclusão tem emissão do Ministério da Educação, pelas secretarias estaduais de Educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A prova do Encceja está aberta a jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive presidiários que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Já a certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.